Matutuine

Descrição
Geral

Matola é uma cidade e município moçambicano, capital da província de Maputo; e é também um distrito, uma unidade administrativa local do Estado central moçambicano criada em 2013 e que coincide geograficamente com o município.

O nome Matola provém de Matsolo, povo banto que se fixou na região a partir do século II. Em 1895 a área da Matola é incluída na 1ª Circunscrição Civil de Marracuene, no então Distrito de Lourenço Marques, quando Moçambique era colónia portuguesa. A povoação foi criada pela portaria nº 928 de 12 de Outubro de 1918.

Caracterização

Superfície

5 403 Km2

Limites

O distrito é limitado a Norte pela Baia e pela Cidade de Maputo, a Sul é confinado pela República da Africa de Sul pela Província de Kuazululo-Natal, a Este é banhada pelo Oceano Indico e a Oeste limita-se com os Distritos de Namaacha e Boane e é confinado com o Reino Eswatine

Principais Produtos turísticos

Turismo de Negócio, de lazer e cultural

Densidade Populacional

1.638.631 habitantes

Etnia mais falada

Xichangana

Atractivos
Turísticos

Seleccione os atractivos abaixo para ver mais detalhes.

Templo Hindu

O Templo é um local frequentado por várias pessoas com o intuito de relaxar, meditar e rezar. Tudo começou quando Khalidas Bapa (santo) chegou a Moçambique, Inicialmente interessou-se em conhecer a população residente e deparou-se com um homem indiano do qual teve alguma ajuda para conhecer o local e alguns dos seus problemas. Um dos problemas residia na água contaminada do poço de Malhoca que matava qualquer pessoa que a consumia. Khalidas Bapa ofereceu-se então para a resolução deste problema e pediu ao indiano para o levar ao poço. Quando o santo entrou no poço a maravilha foi expressa em trovões e muita chuva. Algum tempo depois Khalidas Bapa saiu do poço e bebeu aquela água e não morreu, sinal de que esta estava curada. Quando foram tomar chá Khalidas Bapa contendo um pequeno bule de chá, conseguiu servir chá a toda população presente e ainda as pessoas que desejavam repetir, sem que o chá acabasse. Foi Khalidas Bapa que, passando no local onde se encontra o Templo actual afirmou que sentia muita energia positiva. Num certo dia, Khalidas deixou de ser visto pela população. Muita gente procurou-o, mas não saíram sucedidos. Algumas afirmavam tendo visto passar pelo rio caminhando, porem nunca mais o localizaram.

Xigubo

Xigubo é uma dança secular que em tempos idos servia para preparar os soldados, física e militarmente por forma a participarem em diversas incursões de guerrilha, assim como para festejar as victórias de combate. Esta dança era exibida como marco da preparação e/ou fim de uma batalha, conferindo aos guerreiros, moral e espírito de invencibilidade. O significado da designação desta dança refere-se ao som potente que o instrumento com o mesmo nome emite. Sobre a origem, assume-se que o Xigubo, teria sido trazido pelos Nguni, aquando do M’pfekani, sendo na altura, exclusivamente, executada por homens, pois estes eram os que participavam nas guerras. Actualmente é praticada, igualmente, por mulheres. Na Província de Maputo, o Xigubo de Matutuine é o que tem tido maior popularidade nos últimos anos, devido ao maior empenho e profissionalismo na brilhante e rigorosa coreografia que o grupo apresenta. Xigubo foi proposto para Património Cultural Imaterial da Humanidade. A candidatura desta dança ao maior símbolo internacional de cultura, constitui o contributo das manifestações culturais da Província para a história e civilização da humanidade.

Praias

Localizam-se ainda neste Distrito as pontas de Ouro, Malongane, Mamoli e a praia de Machangulo, estas são sem dúvidas algumas das mais belas praias da Província de Maputo, pela serenidade do seu ambiente, águas cristalinas e existência de dunas, o que lhes confere uma vista bastante aprazível.

Reserva Especial de Maputo e Reserva Marinha Parcial da Ponta D’Ouro

A área de conservação transfronteiriça dos Lubombos (ACTFL) inclui quatro áreas em três países, nomeadamente: Moçambique, África do Sul e Swazilândia. A componente moçambicana e constituída pela Reserva Especial de Maputo (REM) COM 104.000 há e Reserva Marinha Parcial da Ponta D’Ouro ( RMPPO) com 67.800 há. A REM E RMPPO oferecem uma combinação de planícies e dunas cobertas por florestas, pântanos, pradarias e cordilheiras, bem como um mar azul-turqueza e praias de areia branca fina, com florestas dunares costeiras, podendo-se contemplar Belíssimas praias e paisagens naturais, florestas maravilhosas arenosas e planícies aluviais, encontros brilhantes com a vida selvagem, excelente vida marinha, espécies raras e que estão em perigo de extinção.
Distrito

0 km²
41 954 habitantes
Conhecer

O que fazer na província

Praias

Ecoturismo

Arte e cultura

Gastronomia

Montanha

Vida selvagem

Informação útil

Como chegar

Como deslocar

Conheça o clima de Maputo Província

oportunidade---menu-3

Oportunidades de Investimento

Fique informado sobre as oportunidades de investimento na Província de Maputo, os sectores e projectos prioritários e as potencialidades e oportunidades de cada distrito.

parque-industrial-menu

Parques industriais e tecnológicos

Conheça as características dos dois parques da Provincia, o Parque Industrial da Matola e o recém-criado Parque Industrial de Beleluane, um espaço de excelência para o exercício da actividade industrial.

Um lugar com muito para viver

Itenerario - menu

Itinerários

Consulte as rotas turísticas da Província recomendadas, com os melhores atractivos no itinerário​
Consultar

Experiencias - menu

Experiências

Viva experiências únicas e inesquecíveis na Província de Maputo


Brevemente

Eventos - menu

Eventos

Veja o que está a acontecer na Província e escolha o evento que deseja participar

Fazer Parte

Um lugar com muito para viver

Praias

Ecoturismo

Arte e cultura

Gastronomia

Montanha

Vida selvagem

Itinerários

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.​,
Consultar

Experiências

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.​,
Começar a viver

Eventos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.​,
Fazer parte

Investir

Porquê investir em MP?

Explore as vantagens e benefícios de investir na Província de Maputo

Sectores Prioritários para Investimento

Conheça as prioridades para o desenvolvimento do sector industrial (o texto desta página não está ideal..corrigir o final para "..os sectores abaixo.")

Zonas Francas

Conheça as Zonas Francas da Província, o seu potencial e benefícios para investidores

Ser

Cultura Local

Mergulhe na cultura, hábitos e costumes tradicionais da Província de Maputo

Gastronomia

Saboreie os nossos pratos e bebidas tradicionais com receitas para fazer em casa

Arte e Cultura

Conheça a Cultura local, os instrumentos e danças musicais da Província de Maputo

Viver

Atractivos Turísticos

Conheça todos os atractivos existentes na Província, desde Locais históricos a Monumentos

Distritos

Conheça as suas características e atractivos dos 8 maravilhosos Distritos da Província de MP

Parque Nacional

Explore um dos Parques mais emblemáticos, ricos e de fácil acesso de Moçambique